Telefone Telefone: (41) 3372-1091

Telefone Rua Vereador Toaldo Túlio, 612 - Santa Felicidade Curitiba, Paraná

: : Sedação Consciente

Também conhecida como analgesia inalatória, é um procedimento clínico no qual é utilizada a mistura de óxido nitroso e oxigênio, onde paciente inala essa mistura através de uma máscara colocada no nariz. A inalação provoca diminuição da freqüência cardíaca e respiratória, proporcionando conforto, relaxamento e bem-estar durante o atendimento, frente ao quadro de estresse, ansiedade ou nervosismo. Provoca ainda uma leve noção de perda de tempo para o paciente, o que contribui para um tratamento mais tranquilo e agradável. O período de recuperação é curto, aproximadamente 3 minutos, e depois o paciente está apto para realizar suas atividades normais.

É uma técnica segura, muito usada nos Estados Unidos e regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Odontologia (ResoluçãoCFO – 51/2004).

sedação

A sedação consciente com óxido nitroso e oxigênio está indicada para quais casos?

O procedimento em geral, está indicado para pacientes odontofóbicos, ansiosos, nervosos e doentes como diabéticos, hipertensos, ou cardiopatas controlados, etc. Vale ressaltar que, sempre que houver doenças sistêmicas, a avaliação da oportunidade de tratamento deve ser feita junto com o médico responsável.

Há contra-indicações de uso? Quais seriam?

Normalmente, em pacientes portadores de patologias do trato respiratório superior, como aumento das adenóides, desvio de septo nasal, pólipos nasais (“carne esponjosa”), patologias do seio maxilar (sinusite infecciosa), e do trato respiratório inferior (infecções pulmonares, doenças pulmonares obstrutivas crônicas – DPOC – e doenças do volume pulmonar, como enfisema e bronquite crônica), além de pacientes com histórico de acidente vascular cerebral (derrame). Em pacientes psiquiátricos, paranóicos, esquizofrênicos e psicóticos, o uso da máscara nasal pode ser dificultado.

Quais são os benefícios e as vantagens de utilização da técnica?

A analgesia é de fácil aplicação, provocando a redução da freqüência cardíaca e respiratória, proporcionando conforto e bem-estar, eliminando a ansiedade e o estresse causado durante o atendimento odontológico. A analgesia, porém, não deprime o miocárdio (músculo do coração) e a função hepática (fígado), não provoca irritações nas mucosas e não produz espasmos brônquicos.

E quais seriam as desvantagens?

Infelizmente a técnica ainda é pouco difundida no Brasil, sendo cara a aparelhagem necessária. O profissional precisa estar habilitado, capacitado e devidamente treinado à realização do procedimento clínico da sedação consciente.

Há riscos na sua utilização?

Basicamente, não há riscos. Entretanto, pela possibilidade da interferência na síntese de DNA, o emprego em gestantes é contra-indicado. Em pacientes respiradores bucais, imunocomprometidos, que tenham histórico de convulsão e epilepsia e crises de labirintites, também são contra-indicados.

No atendimento, o paciente é monitorado?

Sim. Durante todo o procedimento da sedação o paciente é acompanhado por um aparelho que monitora a taxa de oxigênio no sangue, a pressão arterial e a atividade elétrica do coração.